ATENDIMENTO
ATENDIMENTO

Whatsapp: +51 984516959

Blog

As toalhas de algodão egípcio
04/01/2019

Qualidade desde os tempos dos Faraós.

Conheça as vantagens da Toalha de Algodão Egípcio e entenda porque essa matéria-prima é tão valorizada e cobiçada no mundo dos tecidos.

Embora tenha se popularizado com esse nome, o Algodão Egípcio (ou Fio Egípcio) tem sua origem, na verdade, na Índia, há mais de 5 mil anos. Posteriormente, foi levado para o Egito, que já possuía técnicas avançadas de manipulação do linho. Somado a isso, só lá, atinge seu pleno potencial de qualidade porque necessita de um clima com sol intenso, pouca chuva e, ao mesmo tempo, solo úmido. Essas condições são plenamente proporcionadas pelo lendário Rio Nilo, o que torna a região perfeita para o cultivo da planta.

Principais características
Sua alta qualidade se deve, em resumo, às suas fibras longas e extralongas, que garantem um fio com mais resistência e durabilidade. Além disso, o produto final, como as toalhas de banho, ganha em conforto e maciez e conta com muito menos imperfeições. O brilho do fio do algodão é conservado ainda pelo cultivo manual, diferente de outros tipos que passam por um processo industrializado.

A toalha de fio egípcio tem maior espaçamento entre as fibras, o que contribui para uma maior circulação de ar, evitando o acúmulo de impurezas e consequentes alergias. Com isso, ela também absorve melhor a água, facilitando a secagem do corpo. Já a secagem dela própria, pós-lavagem, se dá de maneira mais rápida.

Artigo de luxo
Além de sua qualidade diferenciada propriamente dita, o Algodão Egípcio possui alto valor agregado em função de seu processo artesanal do início ao fim e por não possuir matéria-prima suficiente para ser produzido em larga escala, o que lhe confere viés nobre e exclusivo.

Cuidados com a conservação
Para preservar todas as suas características, é importante lavar os produtos junto somente com itens de mesmo material e secar à sombra.

Mas como saber se a toalha que você comprou é realmente de Fio Egípcio?
Em um primeiro momento, as características de um algodão comum até podem ser mascaradas, de forma artificial. Porém, elas não se mantêm e, com pouco tempo, o material sofre com encolhimento, perda de brilho e formação de bolinhas. Tudo isso só vai aparecer, claro, depois que você já utilizou o item por algumas vezes. Para se antecipar, atente para duas questões principais. Primeiro: o preço. Uma toalha com valor semelhante ao de uma de algodão comum certamente esconde um produto de qualidade inferior ao oferecido. Segundo: a procedência. Opte por fazer suas compras em locais nos quais você confia e que garantem a procedência dos seus materiais, como a Espaço Toalhas.